Apartamento do Jardel e do Dashiell

A reforma deste apartamento antigo contou com muitas mudanças, combinando novos materiais com a preservação e restauro de alguns elementos originais, como o piso de taco e alguns armários.

Na região da cozinha e lavanderia foi onde a transformação foi mais radical, e que impactou também a sala, que fica ao lado. Antes pequena, escura e sem uma janela direto para fora, a cozinha foi ampliada até a janela mais próxima, além integrada à sala. A diferença na quantidade de espaço e de luz antes e depois da reforma é enorme!

Para o aumento da cozinha, a lavanderia foi reposicionada, separada por portas de correr em metal e vidro. As portas permitem a divisão dos espaços sem impedir a passagem de luz, além de decorar o espaço, trazendo o vidro canelado, comum em construções antigas, com uma roupagem contemporânea.

Belo Horizonte, 2023

Ficha técnica
Projeto: Dobra Arquitetura
Colaboração: Bernardo Coutinho
Execução: Zini Engenharia
Marcenaria: Santo Caus
Fotos: Dentro Fotografia

As transformações continuam no restante do apartamento: o lavabo de serviço foi ampliado e transformado em um banheiro social, conectado ao corredor, e os quartos e banheiro renovados, ganhando novas cores e revestimentos. A neutralidade da base clara do apartamento é quebrada pela presença pontual dos tons de verde e azul em todos os espaços, presentes nas portas, marcenaria, revestimentos e detalhes da decoração. E os detalhes retrôs, como puxadores de porcelana, cristaleira reformada e azulejos estampados (que apesar de novos remetem a revestimentos antigos) trazem o conforto e o afeto típicos de espaços recheados de boas memórias.

Mais detalhes do projeto:

Fotos dos espaço antes da reforma: