O antes e depois do projeto do André é dos mais impactantes. O apartamento térreo já tinha uma área privativa super espaçosa, mas sem ocupação, e o interior era bastante escuro, com cômodos fechados, pequenos e pouco ventilados.
Na reforma, os ambientes foram integrados e sua disposição mudou completamente. Como o apartamento tem poucas janelas, os espaços com maior entrada de luz natural foram aproveitados para as atividades que o André mais gosta: o local onde fica uma cobertura translúcida, por exemplo, que antes era ocupado pela área de serviço, foi transformado em cozinha.
Na área externa a mudança também foi radical. Ela ganhou novos revestimentos, um pergolado verde, bancada, mesa de madeira, muitas plantas e um espelho d’água. O espaço, que antes era pouco convidativo, hoje é super aconchegante e relaxante.
E a cara do André está em cada detalhe do apartamento: nos revestimentos cheios de personalidade, nos quadros, nas cerâmicas feitas por ele, e por ai vai!
Belo Horizonte, 2018
Ficha técnica
Projeto: Dobra Arquitetura
Colaboração: Sofia Vasconcelos
Iluminação: Iluminar
Fotos: Dentro Fotografia
Espelho d’água na transição de alturas do piso da área privativa (área externa).
A cozinha passou a ocupar onde antes ficava a área de serviço, abaixo de uma clarabóia (telha translúcida).
O espaço que antes era formado por duas salas, uma cozinha estreita e uma área de serviço espaçosa foi integrado nesse espaço social com cozinha e sala.
Mais detalhes do projeto:
Fotos do espaço antes da reforma: