Como deixar seu banheiro mais aconchegante

QUEM NÃO QUERIA QUE A CASA PROPORCIONASSE CONFORTO E ACONCHEGO EM TODOS SEUS CÔMODOS? MAS UM ESPAÇO QUE NEM SEMPRE GANHA ESSAS CARACTERÍSTICAS É O BANHEIRO. NESSE POST TE AJUDAREMOS A MUDAR ESSE CONCEITO E NÃO DEIXAR ELE ESQUECIDO!

Confira nossas recomendações para decorar e organizar o seu banheiro e deixá-lo mais aconchegante e confortável.

1. ESCOLHA BEM AS CORES.

Os banheiros geralmente são revestidos com materiais resistentes à umidade, que tem temperatura mais fria, o que não traz muito aconchego. Uma forma de balancear isso, ao menos visualmente, é usar tons quentes, como beges, tons rosados, amarelados ou terrosos, seja nos próprios revestimentos, na pintura ou em detalhes. Assim, apesar de uma temperatura fria ao toque, temos um resultado “quente” visualmente.

2. A MADEIRA TAMBÉM PODE SER SUA ALIADA.

Madeira é um dos materiais que mais dá a sensação de aconchego. Como ela exige muita manutenção quando em contato com a água, não é a opção mais prática para o piso de um banheiro, por exemplo. Mas cai super bem em armários, prateleiras ou molduras de um espelho, e assim contribui pra um espaço mais acolhedor de forma prática, funcional e fácil de manter.

Em banheiros menos utilizados, como lavabos, vale sair do tradicional e usar madeira na bancada, no lugar da pedra!

3. ELEMENTOS DECORATIVOS COM PERSONALIDADE.

Adornos e objetos decorativos ajudam a dar mais personalidade aos banheiros. E ter um cômodo com a sua cara, com o qual você se identifica, ajuda na sensação de acolhimento e bem estar. Vale colocar quadrinhos, esculturas, artesanatos ou objetos afetivos nesse cantinho às vezes esquecido da casa!

Se a ideia é trazer mais aconchego, vale dar prioridade a objetos com tons quentes ou suaves, como cestos de palha ou vasos de barro. As famílias das cores rosadas, beges ou terrosas mais uma vez podem ser ótimas escolhas aqui, pra tapetes, toalhas ou kits de saboneteira, porta escova de dentes etc.

O verde, apesar de não ser uma cor quente, dependendo do tom traz uma sensação de bem-estar. A presença dele, seja nos revestimentos, pintura ou em plantas, também pode ser uma boa escolha pra tornar o banheiro um espaço mais gostoso.

4. SAIBA QUAIS SUPERFÍCIES REVESTIR.

Nem todas as paredes do banheiro precisam ser totalmente revestidas. Os revestimentos (azulejos, porcelanatos e pedras) são as opções mais funcionais para as superfícies com maior contato com água, como as bancadas, o piso e as paredes do interior do box. Fora do box, um revestimento em meia altura já dá conta do recado! Acima dele você pode optar por pintar ao invés de revestir, isso deixa o espaço mais leve e aconchegante. 

Além disso, como é muito mais fácil mudar a cor da tinta do que fazer trocar revestimentos, de tempos em tempos dá pra variar o tom da pintura e assim dar uma cara nova ao banheiro, de forma simples e barata.

5. A LUZ PODE SER O DIFERENCIAL.

Iluminação tem sempre o potencial de deixar tudo bem mais aconchegante – ou minar o aconchego proporcionado pelos outros itens. Temos no mercado as opções de temperatura de lâmpadas nas cores branca, neutra e amarela. Essas duas últimas são mais aconchegantes, e a primeira, branca/fria, proporciona uma sensação de alerta, que evitamos em ambientes domésticos (deixamos ela pra cozinhas de restaurantes, indústrias e por ai vai). 

Pro banheiro na sua casa, a luz neutra é uma escolha sem erro, mais próxima da luz natural, e é a que mais usamos nos banheiros dos nossos projetos. Se quiser ainda mais aconchego, dá pra investir também na amarela.

O que achou? Depois de adotar algumas dessas sugestões com certeza seu banheiro será um espaço ainda mais gostoso pra relaxar ao fim do dia.

E, se querem aprender mais sobre aconchego e conforto para suas casas e reformas, siga as redes da Dobra Arquitetura para ver mais conteúdos para se inspirar!