Este apartamento antigo, localizado no centro de Belo Horizonte, passou por uma reforma completa. Anteriormente mais compartimentado, com cozinha e banheiros pequenos, os cômodos foram reposicionados, integrados e ampliados.
Uma das premissas iniciais do projeto, além do aumento da amplitude e conexão entre os espaços, foi a preservação e destaque de alguns elementos originais da arquitetura. É o caso do piso de taco e do de mármore, que foram mantidos, e do cobogó da fachada, hoje mais visível por um dos banheiros do apartamento, após a ampliação de suas janelas.
Um dos pontos de destaque da sala são os pilares e vigas que foram descascados, expondo estrutura em concreto. O mesmo material foi usado na construção de um banco abaixo da janela, ideal para contemplar a linda vista para o parque.
Belo Horizonte, 2023
Ficha técnica
Projeto: Dobra Arquitetura
Colaboração: Bernardo Coutinho e Philipe Nascimento
Execução: PLC Engenharia
Marcenaria: Santo Caus
Fotos: Sofia Vasconcelos
Tapetes: Botteh Tapetes
Almofadas: Aveia Tapeçaria
Objetos decorativos: Iludi
A cozinha foi um dos espaços com maior transformação. Antes pequena e isolada, ela foi reposicionada, ocupando parte da antiga copa e área de serviço. Agora mais espaçosa e com conexão direta com a sala, tem mais espaços de bancada e armazenamento.
Nos banheiros, com a renovação da hidráulica e elétrica, a transformação foi total, e o destaque ficou para o piso com novos ladrilhos hidráulicos estampados.
Com uma base predominantemente neutra, os espaços foram recheados pelos clientes com móveis e objetos cheios de valor e história, que deram mais personalidade ao apartamento como um todo. Para compor junto com os elementos que os moradores já possuíam, vieram novas aquisições, muitas delas garimpos de antiquários, leilões e viagens. O resultado foi espaços com identidade, memória e identificação
Mais detalhes do projeto:
Fotos dos espaço antes da reforma: