A casa da Renata e do Vinícius fica em um condomínio lindo em BH, e o cuidado com a arquitetura existente era um consenso para a reforma. Alguns elementos da fachada, quintal e interior precisavam de mudanças para atender à nova família, mas essas transformações foram equilibradas com a preservação de muitos itens, mantando identidade original da casa, já com bastante charme.
Na fachada, as mudanças foram sutis: o tom da pintura e a ampliação da sala, ‘roubando’ um pouco do espaço da garagem, se harmonizaram com telhado e portas e janelas de madeira existentes. Mas logo ao se abrir a porta de entrada se percebe uma grande mudança nos cômodos do primeiro pavimento. A ampliação e integração da sala e da cozinha trouxeram mais iluminação e espaço, e também a presença do quintal no interior, que passou a ser visto logo da entrada.
Belo Horizonte, 2022
Ficha técnica
Projeto: Dobra Arquitetura
Colaboração: Stephanie Cabral e Vinícius Pontes
Execução: Construtora Acaiaca
Marcenaria: Cupim Woodwork e Vestra Planejados
Paisagismo: Verde Tom
Externamente o impacto maior veio com a “desconstrução”, pra aumentar a presença do verde e do céu, que era o principal pedido dos clientes. Foi retirada boa parte do piso permeável, que deu lugar à grama, e também parte das telhas. A estrutura do telhado foi mantida para dar suporte para trepadeiras, que ficam acima de uma banheira antiga que foi garimpada pelo casal. O resultado das mudanças foi um quintal mais aconchegante e colorido, bem diferente da aridez de antes.
A decoração dos cômodos do interior da casa mistura elementos retrô, como o lambri, ladrilho hidráulico, granilite, com outros mais urbanos, como concreto e estrutura metálica aparente. E tudo isso se soma à presença bastante cor e muitos objetos e móveis e objetos cheios de história. E o resultado é essa casa com muita personalidade, borogodó e poesia.
Mais detalhes do projeto:
Fotos do espaço antes da reforma: