
Ao voltar a morar no Brasil depois de muitos anos fora, a Wanessa decidiu reformar o apartamento onde viveu décadas atrás.
A reforma trouxe uma atualização completa das infraestruturas hidráulicas e elétricas, além de transformações cuidadosamente planejadas em todos os cômodos. Cada escolha foi pensada com atenção, em um processo conjunto, equilibrando o que deveria ser renovado com o que merecia ser mantido.
Alguns elementos originais foram preservados e hoje se destacam como detalhes cheios de charme. É o caso dos azulejos creme nas paredes da cozinha e dos azulejos estampados que permanecem em parte dos banheiros. Ao lado deles, novos materiais entraram em cena — como o ladrilho estampado no piso da cozinha e as cerâmicas e pedras brancas nos banheiros. O novo e o antigo se misturam e se equilibram, fazendo o presente conviver com as memórias.
O resultado é um lar iluminado e aconchegante, onde passado e presente caminham juntos em harmonia.
Belo Horizonte, 2025
Ficha técnica
Projeto: Dobra Arquitetura
Colaboração: Bernardo Coutinho
Execução: PLC Engenharia
Marcenaria: Santo Caus
Fotos: Dentro Fotografia



Um dos destaques da reforma foi a porta entre as duas salas. Antes em madeira escura, ela ganhou nova vida com filetes de boiserie, puxadores renovados e uma cor marcante. Móveis antigos e garimpados também compõem o ambiente, reforçando o cuidado com a preservação, a sustentabilidade e, claro, o desejo por um visual único.




Os azulejos originais das paredes da cozinha foram mantidos. E o novo piso em ladrilho hidráulico estampado, juntamente com nova bancada e armários brancos, se equilibraram com eles em harmonia.







Originalmente todas as paredes dos banheiros eram revestidas com azulejos estampados. A escolha foi manter, mas apenas em uma parede, como um detalhe.





Mais detalhes do projeto:
Fotos dos espaço antes da reforma: