Casa em Cabinda, Angola

Nós, arquitetos, aqui no Brasil e cliente e engenheiro em Cabinda, na Angola: assim foi nossa primeira experiência de projetar uma casa à distância. Muitas conversas virtuais e trocas de referências nos permitiram criar, juntos, um projeto que fosse a cara do Jorge!

Ele buscava a construção da casa dos sonhos, para poder curtir sua aposentadoria com conforto e desfrutar do seu tempo ali com amigos e família.

Entre as características que compunham esse sonho, estavam: uma casa espaçosa com cômodos amplos, uma grande área de lazer e muito vidro na fachada. Este último desejo foi um dos maiores desafios do projeto, que exigiu muitos estudos da incidência solar para conciliarmos o conforto térmico no interior da casa com a utilização de vidro, em uma cidade de clima tropical.

Além de muita luz e ventilação naturais, a casa tem também grande presença de vegetação, tanto em seus espaços internos quanto externos. Optamos pelo uso de técnicas e materiais que pudessem ser facilmente encontrados na Angola, como concreto, pedras da região e madeira.

Seguindo os costumes angolanos, o projeto é composto por duas edificações. Na frente a residência principal (430m²), com salas íntimas, cinema, cozinha e quartos; atrás o “anexo” (290m²), como é chamado, com cozinha de apoio, área de serviço, academia, churrasqueira, quartos de hóspedes e terraço.

Cabinda, 2019

Ficha técnica:
Projeto Arquitetônico: Dobra Arquitetura
Colaboração: Bárbara Coutinho e Juliana Fernandes
Projetos complementares e execução: Marco Antônio Ferreira

A entrada é marcada por painel de madeira com portas pivotantes

A entrada é marcada por painel de madeira com portas pivotantes

Na sala de jantar, o painel de vidro permite ver o pé direito duplo e traz amplitude para o ambiente

Na sala de jantar, o painel de vidro permite ver o pé direito duplo e traz amplitude para o ambiente