Hub da Startup Rúmina

A Rúmina é uma startup de soluções digitais para pecuária que reúne várias empresas (OnFarm, Ideagri, Bovitech, Rúmicash e Volutech). No seu hub de 630m², distribuídos em dois pavimentos, o desafio foi criar espaços para abrigar equipes diversas, promovendo fluidez e integração, mas também garantindo o conforto e a privacidade das pessoas.

Além dos 100 postos de trabalho, 4 salas de reuniões, copa, refeitório e Sala Multiuso, o espaço é permeado por micro-ambientes que permitem momentos de troca, introspecção, foco e descontração.

Belo Horizonte, 2021

Ficha técnica:
Projeto: Dobra Arquitetura
Colaboração: Stephanie Cabral, Vinicius Pontes e Sofia Vasconcellos
Execução: NSL Empreendimentos
Forro e luminárias de sisal: Granu Cenografia
Fotos: Dentro Fotografia

O destaque do projeto fica por conta do piso que, com as cores da marca, delimita espaços, sugere percursos e conecta ambientes. Para reforçar a integração, as divisórias são de vidro, permitindo sempre uma grande visibilidade. A Sala Multiuso do primeiro andar por exemplo (que conta com mesas de trabalho em equipe e uma arquibancada revestida em carpete) pode ser fechada por paineis de vidro ou aberta e integrada com os ambientes adjacentes.

Cabines para conversas e videoconferências, espaços de descompressão e postos de trabalho móveis estão distribuídos nos dois andares.

Marcando a entrada da Recepção, o forro de corda sisal trançada se estende pelo corredor e convida as pessoas a conhecer o espaço. Além do sisal, o uso de madeira e vegetação traz mais aconchego, fazendo um contraponto com os elementos industriais como eletrocalhas, iluminação aparente e pilares de concreto.

Os espaços de alimentação também ganharam destaque no projeto. Em um andar, uma copa para um cafézinho e lanches rápidos. No outro, um refeitório aconchegante para 30 pessoas que, por estar próximo à Sala Multiuso, serve também como apoio de buffet em eventos. Em ambos espaços, elementos cenográficos em sisal fazem referência ao universo da agropecuária.