Casa do Leo e da Grazi

Projeto de reforma para casa no bairro Floresta.
A antiga casa pertence à família dos clientes há gerações, e preserva ainda a maior parte de suas características originais, das quais se destacam os pisos em taco com desenhos variados e alguns móveis comprados na época da construção. Contudo, a divisão original dos cômodos já não agradava os clientes, que queriam espaços maiores, mais integrados e iluminados.

No primeiro pavimento as modificações foram maiores: paredes de alvenaria estrutural foram demolidas e algumas novas paredes e estruturas de apoio construídas; os pequenos cômodos dos fundos da casa foram transformados em um espaço gourmet; duas salas pequenas e um quarto foram integrados, transformando-se na ampla sala de jantar e estar; a cozinha foi ampliada e o estúdio relocado, agora com entrada independente.

Além disso, cozinha, salas, estúdio, quartos e banheiros foram reformados internamente. O aproveitamento de móveis antigos, o uso de gradis, esquadrias e guarda corpos com referência a padrões de época e o destaque dado ao taco – tanto no piso quanto no painel para tv criado –, são exemplos da presença do antigo junto ao novo.

Belo Horizonte, 2015

Ficha técnica: 
Projeto: Dobra Arquitetura

Cozinha ampliada com revestimento em porcelanato branco, armários claros, prateleiras e nichos em madeira e eletrodomésticos em inox.

Home com parede revestida com tijolinho, móveis em laca branca brilhante.

Home estúdio com isolamento acústico.

Sala de estar e jantar integrada
2 Estúdio
3 Cozinha
4 Área gourmet sob pergolado
5 Garagem com piso intertravado permeável

Sala de tv com parede revestida em tijolos cerâmicos e armários em laca branca brilhante
7 Quarto casal + closet
8 Suíte com revestimento em porcelanato branco e pastilhas roxas
9 Banheiro com revestimento em porcelanato branco e granito preto
10 Quarto