Casa do Leo e da Grazi

Projeto de reforma para casa no bairro Floresta.
A antiga casa pertence à família dos clientes há gerações, e preserva ainda a maior parte de suas características originais, das quais se destacam os pisos em taco com desenhos variados e alguns móveis comprados na época da construção. Contudo, a divisão original dos cômodos já não agradava os clientes, que queriam espaços maiores, mais integrados e iluminados.

No primeiro pavimento as modificações foram maiores: paredes de alvenaria estrutural foram demolidas e algumas novas paredes e estruturas de apoio construídas; os pequenos cômodos dos fundos da casa foram transformados em um espaço gourmet; duas salas pequenas e um quarto foram integrados, transformando-se na ampla sala de jantar e estar; a cozinha foi ampliada e o estúdio relocado, agora com entrada independente.

Além disso, cozinha, salas, estúdio, quartos e banheiros foram reformados internamente. O aproveitamento de móveis antigos, o uso de gradis, esquadrias e guarda corpos com referência a padrões de época e o destaque dado ao taco – tanto no piso quanto no painel para tv criado –, são exemplos da presença do antigo junto ao novo.

Belo Horizonte, 2015

Ficha técnica: 
Projeto: Dobra Oficina de Arquitetura

  Cozinha ampliada   com revestimento em porcelanato branco, armários claros, prateleiras e nichos em madeira e eletrodomésticos em inox.

Cozinha ampliada com revestimento em porcelanato branco, armários claros, prateleiras e nichos em madeira e eletrodomésticos em inox.

 Home com parede revestida com tijolinho, móveis em laca branca brilhante.

Home com parede revestida com tijolinho, móveis em laca branca brilhante.

 Home estúdio com isolamento acústico.

Home estúdio com isolamento acústico.

Sala de estar e jantar integrada
2 Estúdio
3 Cozinha
4 Área gourmet sob pergolado
5 Garagem com piso intertravado permeável

Sala de tv com parede revestida em tijolos cerâmicos e armários em laca branca brilhante
7 Quarto casal + closet
8 Suíte com revestimento em porcelanato branco e pastilhas roxas
9 Banheiro com revestimento em porcelanato branco e granito preto
10 Quarto